Banco oferece bolsa de estudos em Portugal

LISBOA
Por SANTOS NETO

Universitários brasileiros têm muitas opções de bolsa de estudos no exterior. O resultado de um protocolo entre o grupo Santander-Totta, reitores de universidades portuguesas e representantes de universidades federais brasileiras foi a criação do programa de bolsas lusa-brasileiras Santander Universidades em 2010. O programa segue a estratégia de fidelização do banco com potenciais clientes desde tenra idade.

A instituição financeira apoia a educação superior com programa de intercâmbio entre universidades brasileiras e seus pares em países como Espanha, Portugal, Argentina, Chile e China.

No programa Bolsas Luso-Brasileiras são oferecidas bolsas de estudos de um semestre para universitários de instituições públicas brasileiras de educação superior. As bolsas são atribuídas a estudantes de licenciatura ou mestrado.

De acordo a divulgação do programa “a bolsa do tem valor equivalente a 3,3 mil euros por aluno”. Neste valor está incluído auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação. O curso é um investimento concedido após acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.

No banco também existem bolsas de estudos somente para o território nacional, nas quais alunos de graduação realizam intercâmbio cultural em universidades de Norte a Sul do Brasil.

O ano de 2015 é o quinto e último ano do programa de Bolsas Ibero-Americanas. Em 2014, 141 Universidades contemplaram 1.060 estudantes de dez países da região: Brasil, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Ambos os programas fazem parte do programa “Ciência Sem Fronteiras” do governo brasileiro, que ajuda estudantes a conhecerem outros países, ainda que por um período de tempo estabelecido. Somente alunos de universidade federais brasileiras podem se candidatar.

Foto: Naypong – Free Digital Photos

5 comentários em “Banco oferece bolsa de estudos em Portugal”

  1. Bom dia, Santos Neto, acabo de ser aceita no mestrado de Linguistica da UFRJ e gostaria de passar um semestre estudando em Portugal que é a pátria da minha avó. Você pode me dizer mais detalhadamente como este programa funciona e como eu chego a me habilitar a ele, por favor?

    Grata, Ana Cristina Abrantes.

    Curtir

    1. Prezada leitora Ana Cristina Abrantes,
      boa noite.

      Perdoe-nos a demora em responder. O colaborador Santos Neto encontra-se muito ocupado pois acaba de iniciar um projeto de Turismo na península Ibérica.
      Vou tentar responder sua pergunta. Fiz pesquisas no Google por “bolsas para mestrando 2015” e encontrei algumas pistas. O ideal é fazer a busca também em Inglês.
      Eu gosto muito de Linguística, apesar de ser formado em Jornalismo. Se fosse fazer uma tese nesse momento talvez eu escolheria provar que a escolha das palavras em matérias jornalísticas da mídia em língua inglesa reflete o resultado da segunda guerra mundial em que o mundo foi dividido entre países “amantes da paz” e o restante. Ironicamente os amantes da paz são os que mantém o mundo em perpétua guerra. Mas isso é outra história, para ser contada pela mídia do futuro.

      Se eu fosse você experimentaria enviar e-mails para a reitoria das universidades em que você pretende passar algum tempo estudando. Converse com o seu orientador a esse respeito, para tirar o melhor aproveitamento dessa experiência. Converse com outras pessoas também.
      Em Portugal a Universidade de Coimbra tem convênio com o programa Ciência Sem Fronteiras, bem como outras universidades na Europa, América Latina e na Ásia.
      Atenciosamente,

      Yukio Spinosa
      coordenador do Zappthenews

      Curtir

Deixe um comentário